post Category: Notícias post Comments (2) postOctober 11, 2008

Boppard - Weinfest 2008 Hora de fazer o balanço do mês. Setembro foi um mês interessante por dois grandes aspectos; a contenção de despesas e início do meu curso de alemão.

O motivo oficial da minha vinda para Berlim foi esse, aprender alemão então mais cedo ou mais tarde eu teria que sentar em uma sala de aula e aprender este idioma super complexo. Oras, aqui se conta de trás para frente (não se  fala vinte e um  e sim um com vinte, por exemplo) e se coloca o verbo lá no final da frase. Agora eu entendo porque os alemães sempre se irritam com os brasileiros por interromper alguém durante uma conversa, se você fizer isso em alemão, vc perde o verbo da frase! 🙂
Me inscrevi na Hacknackschule por um simples motivo; era o melhor curso que eu tinha condições de pagar. O melhor curso de alemão sem dúvida é o Goethe Institut, curso quase que oficial do governo alemão. Eu fiz um curso no Goethe em julho do ano passado aqui mesmo em Berlim (a escola fica em Hackecher Markt, bairro considerado nobre hoje em dia em Berlim).  Sem dúvida o curso é excelente e a estrutura oferecida, inclusive sempre sugerindo coisas para se fazer além da escola em si como eventos culturais, esportivos, museus e etc. Acontece ue tudo isso tem um preço e o do Goethe era de 1200 euros por 1 mês de curso intensivo. Por esse curso de 1 ano agora estou pagando 2300 euros por 20 horas semanais. Logicamente, com isso não temos a metade dos benefícios (o quadro é de giz ainda e não tem apagador, o professor apaga com um paninho úmido) mas ainda assim recebemos todos os dias folhas de exercício e o professor até agora me parece muito bom. O curso fica em Nollendorfplatz, que de trem fica precisamente 30 minutos da minha casa. Começando às 9:00, tenho acordado às 7 para preparar o meu café, ler o jornal e ir até a estação.

O professor em si é uma atração à parte. Herr Jakob Baumgart é um alemão de Berlim Ocidental na faixa dos 35-40 anos, formado em política e adora música clássica e jazz. Todos os intervalos ele coloca jazz no rádio, lê sua revista em polonês (idioma que ele adora) e come o seu sanduichinho de pão preto alemão com presunto. Isso até o dia que resolvi puxar conversa. Ele descobriu que eu era formado em relações internacionais e pirou. Descobri que ele fez política de faculdade e é altamente socialista então agora sempre que termino um exercício batemos papo de economia global e como a esquerda está desarticulada na Alemanha. Ele chegou até a recomendar umas reuniões do partido socialista para ir (SPD). Até tentei mas não achei a sede, acreditem.

A turma é uma verdadeira ONU de alta rotatividade. Nas primeiras semanas a turma consistia de mim, uma polonesa, três russas, dois vietnamitas, uma etíope, três turcos, um colombiano, uma belga, um norueguês e até um palestino. Falo alta rotatividade pois metade da turma já saiu e outra nova entrou, com um sérvio que é amigo de família do Petkovic (que jogou no Flamengo), um catalão e um cara do Tajiquistão (tive que olhar no mapa pois não sabia onde ficava direito). Com isso sempre é uma experiência agradável ir a aula,. Já fomos todos comer em um restaurante chinês que um dos alunos trabalhava cozinhando lá, fomos a uma excursão ao museu de tecnologia e tudo mais. O interessante é que como é um curso mais em conta, é nítida a diferença da freqüência deste curso para o Goethe. Aqui os alunos ou trabalham aqui na Alemanha e precisam do alemão ou então estão fazendo faculdade. No Goethe era algo mais intelectual, para ter mais cultura e curtir um tempo em Berlim. Tanto que no Goethe todos falavam inglês, já na minha turma, se 5 falam inglês, é muito. O próprio professor fala um inglês não muito completo. Até agora, está tudo valendo a pena e foi um dinheiro muito bem investido.

No aspecto monetário, dei uma apertada de cinto por causa dos meses anteriores. A viagem que fiz este mês foi uma curta, até Boppard para o festival de vinho, como contei aqui. Gastei no total 100 euros para uma viagem espetacular. O problema é que, para o meu azar, estamos em uma crise global!! Quando vim para a Alemanha, o euro estava 2.50 reais. Enquanto escrevo esse post, já pulou para R$3.10. Isso me fez perder quase 25% da minha renda, que vem do aluguel do meu apto em Ipanema. Mesmo economizando, dei um deslize em setembro; comprei o meu tão sonhado netbook, um Acer Aspire One. Na verdade comprei meio sem querer. Dei um lance de 260 euros no Ebay daqui crente que não ganharia mas pelo menos registraria o vendedor para que no futuro mas acabei ganhando e não me arrependo. Super portátil com apenas 960 gramas, ele é menor que o meu caderno e tenho usado ele como anotação para tudo que faço. O único porém dele é que o sistema é em alemão (o que vou mudar no futuro) e o teclado tem o layout alemão mas nada impossível de se usar. Uma prova que o meu custo baixou foi o supermercado, que caiu de 350 para 204 euros neste mês. Como tenho boas perpectivas de conseguir um bico para o mês que vem (provavelmente o próximo post), isso vai me ajudar com os gastos. Não vai ser muito mas vai ser em euro e o primeiro euro a gente nunca esquece, certo?

Decidi também dar uma incrementada no blog. Estarei postando em breve dicas de restaurantes também aqui em Berlim e mais coisas genéricas da Alemanha. Qualquer sugestão ou dúvida que eu possa ajudar, bastam me enviar um e-mail.

Horaayy..there are 2 comment(s) for me so far ;)

#1

Olá “pessoa“ rs nao nós conhecemos pessoalmente apesar de sermos vizinhos hehe faco um curso na Hacknackschule também e achei muito interessante seu texto…po bacana agora com sua foto sou capaz de te localizar hehe aliás te chamar de ”pessoa” e nada pessoal ! rs Muito prazer Gregório…
bom é isso ai…agente se esbarra ainda nos corredores
PS: após ler pode deletar quando quizer…
abracos

Gregório wrote on September 15, 2009 - 6:18 pm
#2

Pois é!! Estudava lá também mas agora nem estou mais na Alemanha. Eu adorei morar em Berlin e realmente fiquei triste ter que me mudar mas fazer o que. Agora em vez de ser Pessoa em Berlim, é http://www.pessoanachina.com. 🙂

Abraços!

Erick Pessoa wrote on October 14, 2009 - 12:33 pm
You can leave a response, or trackback from your own site.

Write Your Comment

Comment Guidelines: Basic XHTML is allowed (a href, strong, em, code). All line breaks and paragraphs will be generated automatically.

You should have a name, right? 
Your email address, I promised I won't tell it to anyone. 
If you have a web site or blog, you can type the URL right here. 
This is where you type your comments. 
Remember my information for the next time I visit.