post Category: Notícias post Comments (1) postOctober 11, 2008

Cinema Internacional O grande feriado nacional aqui na Alemanha é o Dia da Unificação, quando foi oficializada a unificação das duas Alemanhas, em 3 de outubro de de 1990. Como um bom turista, fiquei procurando o que fazer, crente que teria parada militar e etc, como o nosso 7 de setembro. Tudo bem que o nosso dia da independência não é mais o mesmo mas o que me lembro de pequeno em Brasília era desfile militar, com os Dragões da Independência, motoqueiros da PE e etc. Era muito interessante.

O que acontece é que esqueci como os alemães sofrem pressão para não soarem patrióticos demais. Eu cheguei até a comprar uma bandeirinha alemã para eu seria o único na rua com ela. Depois de muito pesquisar, descobri que teria uma festividade no Portão de Brandemburgo mas nada militar, apenas show de música com bandas de segunda categoria. De bom mesmo foi experimentar certas comidas como um tipo de waffle que não gostei muito e um pão de alho com tomate. Aproveitei que estava de óculos (fato raríssimo de acontecer) e à carater com a minha jaqueta de Berlim e tirei umas fotos. Já que o dia é da Alemanha, aproveitei para ir ver Baader Meinhof Komplex, o filme alemão que concorre ao Oscar do ano que vem para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A minha resenha do filme tá publicada no Movieblog . O melhor foi assistir em um cinema preservado da época comunista de Berlim. O Kino Internacional é grandioso com uma arquitetura bem setentista, com concreto e revestimento de madeira, clássico com cortinas que abrem e fecham para anunciar o início do filme. Inclusive tem um lounge que vende comida e bebidas, como cerveja e até vinho!

No final das contas, posso dizer que tive um dia celebrando a unificação alemã e conhecendo mais da cultura deste país.

1 person has left a comment

#1

A sua forma de contar o que anda fazendo na Alemanha prende a nossa atenção. É muito interessante a visão de um brasileiro vivendo na cultura germânica.

inar wrote on October 14, 2008 - 3:03 pm
You can leave a response, or trackback from your own site.

Write Your Comment

Comment Guidelines: Basic XHTML is allowed (a href, strong, em, code). All line breaks and paragraphs will be generated automatically.

You should have a name, right? 
Your email address, I promised I won't tell it to anyone. 
If you have a web site or blog, you can type the URL right here. 
This is where you type your comments. 
Remember my information for the next time I visit.