post Category: Notícias post Comments (0) postNovember 13, 2008

Döner Kebab Se você acha que a comida típica alemã é o salsichão ou o chucrute, pelo menos aqui em Berlim você está enganado. O prato do dia a dia, que o cidadão berlinense comum recorre na hora do aperto e tem um preço em conta é este sanduíche de origem turca que agora é mais alemão que outra coisa.

Toda cidade tem aquela comidinha rápida do povão ou então que é bem característica da cidade. O Rio tem os sanduíches naturais, São Paulo tem o bauru e por aí vai. Para quem acha que é só de lingüiça que a galera de Berlim vive, está redondamente enganado. Apesar da currywurst (em breve aqui) ser algo bem típico daqui, a refeição que domina mesmo cada esquina é o Dönner Kebab.
Importado da Turquia e devidamente adaptado à população local, esta refeição nada gourmet lembra muito aqueles churrascos gregos do centro de São Paulo. Meu pai toda vez que ia a São Paulo, se lambuzava naquela carne de terceira altamente gordurosa e ainda, com um belo sorriso, exibia o refresco “de grátis” que acompanhava, tudo isso por um preço irrisório.

O princípio é o mesmo; um big espeto com várias camadas de carne que fica sendo assada na vertical por uma grelha elétrica. Desse espeto (que pode ser de carne ou de frango) se é descamada uma quantidade de carne que vai para o pão turco quente, com um dos 3 molhos – alho, iogurte ou picante – mais alface, tomate, cebola (crua), repolho vermelho e pepino.

Logicamente a salada é dominante no sanduíche mas até que a quantidade é boa. Eu não curto o pepino e peço sempre para tirar, o que sempre gera protestos dos turcos que me servem, perguntando o porquê que quero tirar. O pão tem uma crostinha quase simbólica e é muito saboroso. A carne, acreditem, não tem muita gordura. Existe uma variação do Döner que em vez do pão, vem enrolado em um pão bem fino, mais fino que o nosso pão árabe, como se fosse uma tortilha mexicana.

Depois de experimentar muitos Dönners por aí, o melhor que encontrei foi o do Antalya, que fica na esquina de Warschauer Straße com Koppernikus Straße por uma simples razão; eles oferecem diversas variações de Döner, entre elas a que vem com o dobro de carne (Doppelfleisch). Isso por módicos €3.50 e te garanto que depois de um desses, estará satisfeito como se fosse uma refeição e com a impressão de que nem está comendo algo tão calórico como um Big Mac, por causa da  salada. Supostamente a carne não é tão ruim quanto se pode imaginar já que o governo alemão controla (é isso aí) a qualidade da carne, impondo certas regulamentações como dizendo que 60% da mesma tem que ser carne pura. Imaginem os outros 40% então ou então como era antes!

Sorry, no comments yet.

Write Your Comment

Comment Guidelines: Basic XHTML is allowed (a href, strong, em, code). All line breaks and paragraphs will be generated automatically.

You should have a name, right? 
Your email address, I promised I won't tell it to anyone. 
If you have a web site or blog, you can type the URL right here. 
This is where you type your comments. 
Remember my information for the next time I visit.