post Category: Dicas para se viver fora post Comments (0) postJanuary 5, 2009

220v

Parece bobagem mas foi motivo de quase choro meu aqui. Como normalmente só viajamos com, no máximo, laptops, câmeras digitais, iPods e etc, não estamos acostumados a se preocupar com esse lance de voltagem pois todos são bi-volts, ou seja, suportam tanto 110v quanto 220v. Minha surpresa foi quando fui plugar um telefone Skype porreta que tinha comprado na Amazon.com especialmente para poder falar com o Brasil mais barato. É (ou melhor, era) daqueles telefones que ligam direto no roteador e nem precisam do computador ligado.

Você liga e nada acontece. Não explode, não tem cheiro de queimado nem nada. Só não liga. Ou melhor, aparece a tela por segundos e nada. Uma dor no coração só. Estou há meses tentando ver se conserto pois sem falar alemão, fica complicado ligar para um suporte. Isso porque há 6 meses atrás eu já tinha queimado um rádio-relógio que era uma base para iPod.

Como comprei ambos os produtos nos USA, não está claro no manual (pelo menos não para um pobre mortal como eu) que ele é apenas 110v. A melhor maneira mesmo é olhando direto no transformador em um texto quase intelegível. Foi assim que salvei o meu roteador que trouxe do Rio, que por um acaso também é apenas 110v. Sendo assim, quando for morar no exterior e for levar seus produtos eletro/eletrônicos, é bom checar se são bi-volts e tratar de comprar vários transformadores. 🙂

Com isso, meninas, cuidado! Sua chapinha pode ir para o espaço junto com o seu secador se ambos não forem bi-volts.

Sorry, no comments yet.

Write Your Comment

Comment Guidelines: Basic XHTML is allowed (a href, strong, em, code). All line breaks and paragraphs will be generated automatically.

You should have a name, right? 
Your email address, I promised I won't tell it to anyone. 
If you have a web site or blog, you can type the URL right here. 
This is where you type your comments. 
Remember my information for the next time I visit.